Etapas

ASPIRANTADO

Etapa Inicial (Seminário Menor)

Nesta etapa, a primeira - quando o vocacionado ingressa na Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus, após o devido acompanhamento por parte do animador vocacional -, é importante ter presente a realidade familiar, as características culturais de cada região, além da dinâmica e flexibilidade em se trabalhar as dimensões e suas estratégias.

Etapa do Propedêutico

O Curso Propedêutico é uma etapa formativa, onde se encontram seminaristas provenientes da etapa inicial e da convivência vocacional, com a responsabilidade de dar prosseguimento ao comprometimento e conhecimento da Vida Religiosa Rogacionista que aspiram. 

Aspirantado-Filosófico

Nesta etapa, a preocupação é formar o aspirante à Vida Religiosa no seguimento ao Cristo do Rogate, em consonância com os estudos filosóficos, aprofundando o saber racional com o religioso-congregacional. Os candidatos provenientes da etapa do propedêutico devem preencher os requisitos básicos no campo do saber e do ser, que permitam freqüentar o ensino superior.


NOVICIADO

A experiência formativa do Noviciado é concentrada na procura e no encontro com o Senhor, para chegar à perfeita união com Jesus Cristo, segundo o Carisma Rogacionista. 

JUNIORATO:

O Juniorato é a última fase antes da aceitação definitiva na Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus. Nesta etapa estão compreendidas as etapas do Estágio e da Teologia.

Estágio

O Estágio Rogacionista será realizado no período mínimo de um ano, em campos de trabalho diferenciados, levando em consideração as aptidões do religioso, segundo as necessidades da Congregação. O religioso terá uma função específica, vivenciando o espírito de ajuda mútua na Comunidade, que o acolherá como novo membro, incentivando, orientando e proporcionando condições para que o mesmo possa assumir com responsabilidade seu trabalho. 

TEOLOGIA

Neste período, a maior atenção é para os estudos teológicos sistemáticos, acolhendo e animando os religiosos-formandos para a auto-formação, com sentido de pertença à Congregação e à Igreja. Para tanto, esta fase deve levar o formando ao seguimento do Cristo do Rogate, assinalando-o com estudos acadêmicos, vivendo-o numa práxis libertadora, em uma experiência de Vida Consagrada fraterna. 


 “A messe é grande, mas poucos são os operários. Rogai, pois, ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe”
(Mt 9,37-38; Lc 10,2).

Acesse sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More